quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rubor ou Corar? Eis a questão!

Boas, estou de volta de pois de ter ido ao mato aliviar-me durante umas semanitas!
Volto para falar de um tema que é muito especial para mim, o rubor! O quê??? O rubor! Ou como se diz o corar! Mas para quem não sabe aqui fica um excerto da Wikipédia, essa bela moçoila da informação on-line!

"Rubor é a vermelhidão da pele que pode ocorrer em qualquer área do corpo, em qualquer extensão, em virtude da dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente, do maior fluxo de sangue naquela área. O controlo da irrigação sanguínea superficial é realizado pelo sistema nervoso autónomo, ou Sistema Neuro-Vegetativo, mas também sofre influências de substâncias libertadas localmente. O rubor pode ou não ser um dos sinais de doença, mas, quando desacompanhado de outros Sinais ou Sintomas, geralmente é evento benigno e de resolução espontânea, tão logo cesse o factor causal."


Que bonito! Mas continua!

"As causas de Rubor podem ser internas ou externas. As causas internas são, entre outras, a hipertonia do sistema nervoso autónomo parassimpático, as alergias atópicas, emoções, como timidez, e substâncias vasodilatadoras ingeridas ou aplicadas por via endovenosa. As causas externas podem ser agentes físicos, como o calor, radiação solar e os traumatismos, ou químicos, substâncias cáusticas, solventes voláteis, medicamentos tópicos, substâncias animais ou vegetais,etc."

Outra das causa não referidas é o vislumbre do meu corpo todo nu. Esse sim causa bastante rubor a quem o vê. Rubor ou comichão, uma das duas é!
E agora perguntam vocês: "Mas isto interessa a quem?"
E eu respondo: "A ninguém! Por isso é que resolvi escrever sobre isso."
E para além do mais, ainda vou chatear muito uma certa pessoa que me é especial e que vai adorar esta homenagem. Espero eu!

2 comentários:

wearing Manolo Blahnik disse...

O QUE É QUE VEM A SER ISTO?!
Reconheci qualquer coisa neste post...acho que foi qualquer coisa a ver com corar!!
Eu acho que corar é uma traço muito importante na personalidade de uma qualquer pessoa e refere-se a pessoa de personalidade muito forte e com um sentido de humor apuradíssimo!! Mas isso não é para todos como é obvio...entretanto apetece-me dar bofetadas em alguém até parecer que ficou corado mas como de momento não me é permitido fazer fica lá para Sexta ou Sábado...nada se perde!!!
A vingança é um prto que se serve frio...WARNING!!

Pedro Moreira disse...

Vou ficar ansiosamente à espera! ;)